top of page

Osteopatia em Tavira

Tratamento do ombro

A especialidade

“Encontre a lesão, o tratamento e o deixe a Natureza para agir”

Dr. andrew Stil

 

O médico americano Andrew Still identificou a inter-relação entre o sistema musculoesquelético e o resto do corpo.

 

Ele defendeu que o bom equilíbrio das estruturas ósseas (osteo significa osso, em grego) é fundamental para prevenir a ocorrência de disfunções e doenças (pathos significa doença).

A Osteopatia é, portanto, uma ciência terapêutica baseada na biomecânica do organismo e se baseia no princípio de que o corpo funciona como uma unidade composta por diferentes partes móveis, tais como: músculos, articulações, órgãos, vísceras, circulação sanguínea e linfática, respiração, etc.

O que é Osteopatia?

Conhecido como o "terapeuta da dor nas costas", o osteopata pode tratar muito mais do que dores músculo-esqueléticas.

A Osteopatia é uma terapia chamada "alternativa". Osteopatas, após observar sua postura, usam uma palpação fina para detetar tensões ou desequilíbrios que causam dor ou desconforto e, em seguida, fazem manipulações para restaurar o equilíbrio.

A Osteopatia é uma terapia abrangente com os seus próprios modos de "diagnóstico" e tratamento.

Para a Osteopatia, o corpo é composto de diferentes partes que estão interligadas. Assim, as afeções físicas ou psicológicas podem ter ressonâncias em todo o corpo.

Más posturas, histórico de traumas, stress, etc., não perturbam apenas um sistema (musculosquelético, digestivo, neurológico, vascular, hormonal, etc.), mas todo o corpo. Para curar cada problema, portanto, é necessário restaurar a harmonia no sistema músculo-esquelético e em cada um dos outros sistemas.

Essa harmonia é frequentemente traduzida pelos termos mobilidade e motilidade, motilidade designando todos os movimentos específicos de um órgão ou sistema. Um corpo saudável seria dotado de excelente motilidade, não apenas em suas articulações, mas em todos os tecidos do corpo: ossos, músculos, nervos, ligamentos, tendões, fáscias, fluidos, etc.

Uma das características distintivas da Osteopatia é também ter em conta toda a estrutura do corpo e todos os seus movimentos, sejam eles grandes e poderosos ou apenas flutuações.

Find It, Fix It, and Leave it Alone.

Dr. Andrew Taylor Still

 

Fundamentos da Osteopatia

 

Existem 4:

 

  1. O todo: o Corpo Humano é uma unidade funcional composta por diferentes partes. A doença numa parte do corpo influencia outras. É por isso que o Osteopata às vezes manipula áreas distantes da sua primeira dor.

  2. A estrutura governa a função, ou seja, as várias funções corporais interagem com a estrutura do sistema músculo-esquelético.

  3. O terceiro princípio está mais relacionado com o aspeto preventivo da Osteopatia: Homeostasia. O corpo tem a capacidade de se autorregular e, portanto, será capaz de recuperar uma dinâmica que evite a dor. “Ter boa saúde é adoecer recuperar-se”, disse Canguilhem (médico e filósofo do século XIX). Associado a uma boa vascularização arterial evitando qualquer congestão, o corpo tem todas as cartas para se curar ou pelo menos para limitar as afeções.

 

O Osteopata não se interessa apenas por um sintoma doloroso, mas considera o paciente como um todo para ser avaliado como um todo.

Descobre precisamente a origem das tensões e bloqueios que restringem a mobilidade dos vários tecidos, portanto, existe uma longa formação para adquirir um conhecimento profundo das estruturas corporais (ossos, articulações, órgãos, vísceras, músculos, etc.) fazendo tratamentos de Medicina Integrativa, associando várias terapias e/ou técnicas.

Através de um grande senso de observação, bem como uma extrema delicadeza de toque, o Osteopata consegue detetar pequenos bloqueios ou movimentos particularmente sutis.

Embora o termo Osteopatia, do prefixo grego "osteo" que significa "osso", possa sugerir que o osteopata se interessa apenas por ossos, essa disciplina também diz respeito a músculos, vísceras, entre outros.

Um bom Osteopata sabe que com uma mão leve e um movimento suave, o resultado desejado pode ser alcançado.

“Uma mão leve e um movimento suave”, mais um pouco de tempo para permitir que o corpo responda na forma de “resiliência tecidual”: que bela definição do “modus operandi” do nosso trabalho na motilidade, na osteopatia tecidual.

 

Para mim, a Osteopatia é uma ciência excecionalmente sagrada. É sagrado porque existe um poder de cura em toda a Natureza.

Dr. Robert E. Truhlar, D.O. (“Doutor ainda na vida”)

. . .

 

Osteopatia é uma filosofia, uma arte e uma ciência médica, baseando o seu sistema terapêutico nas ciências físicas, químicas e biológicas, e apoiando seu tratamento de todas as afeções anormais do corpo, nas leis naturais e nos princípios vitais que regem a Vida.

Dr. Carter Harrison Downing, M.D., D.O.

Faça o agendamento!
É fácil, rápido e seguro.
bottom of page